Áreas de proteção ambiental na RMSP

8/9/2019

Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), esse grande espaço urbano em que vivemos, nem dá pra imaginar que existem áreas verdes de proteção ambiental, certo? Mas existem, e são tão importantes para a cidade como um todo, que sua proteção é de é planejada para garantir a qualidade de vida aqui na região.

Além dos parques recreativos, como o Ibirapuera e o do Carmo, na cidade de São Paulo, por exemplo, que são dotados de áreas verdes em grande escala, existem outras que representam uma proteção da flora e da fauna ainda mais específica. Nos extremos norte e sul da capital, existem áreas de proteção ambiental que também são abertas ao público, mas, devido às suas importâncias, são preservadas sob legislação específica para garantir sua proteção e manter sua função ecológica na cidade.

Nestas áreas, habitam animais silvestres que são característicos da Mata Atlântica (bioma predominante na RMSP) e espécies vegetais que são nativas, ou seja, somente são encontradas neste bioma. Proteger essas áreas significa, então, assegurar a proteção dessas espécies que não são encontradas nas outras partes do nosso país.

Além disso, nessas áreas de proteção ambiental estão presentes rios e até mesmo nascente de rios, que são muito importantes tanto para o ecossistema local quanto para a população, pois são rios que podem ser utilizados no abastecimento da população. A presença da mata ao redor desses corpos d’água permite a proteção destes contra poluentes, evitando que as águas percam sua qualidade e não ocorra outras consequências indesejadas, como a morte de peixes e outros seres aquáticos, por exemplo.

Então, dá pra perceber que as áreas de proteção ambiental da região são importantes não só para proteger a fauna e a flora, mas também para proteger os rios que correm por aqui, bem como suas nascentes. Estejam eles poluídos ou não, devido às ações humanas sobre o meio ambiente, é importante que, em seus trechos iniciais de seu curso, a qualidade das águas seja boa, pois se as nascentes dos rios ficam poluídas, os rios perdem qualidade muito rápido e podem ter consequências muito ruins futuramente.

Lembrando que esse tipo de área vegetal é aberto ao público, com atividades de educação ambiental, trilhas, pesquisa, entre outros. Assim, é importante saber que elas existem e que são muito importantes para a qualidade de vida aqui na RMSP, que é uma área urbana bastante densa e carece de cobertura vegetal e rios de boa qualidade. Esses elementos são muito importantes para nós e devemos ter noção de tamanha importância deles para a vida.


Seiva Júnior Consultoria em Sustentabilidade

ÁguaAppParquesRmsp

Seiva Júnior

Consultoria Júnior em Sustentabilidade